Entrega dos convites

Afinal, quando devo entregar os convites?

Uma das dúvidas mais comuns é “quando entregar o convite do meu casamento”. Essa dúvida além de comum, é uma questão muito importante.

Como sempre digo, tudo precisa ser dosado, nem pode ser muito cedo, nem muito tarde.

É importante que os convidados tenham tempo hábil para se organizarem. Mas se esse tempo for muito longo, certamente o convidado deixará para depois, podendo em cima da hora perceber que agendou outro compromisso para o mesmo dia e horário do seu casamento.

Vamos dividir aqui em 3 categorias básicas.

  1. Convidados locais: São aqueles convidados que moram na mesma cidade, de fácil acesso ao local do casamento. Para esses convidados, pode-se entregar o convite com uma antecedência de 01 mês e meio para o casamento.
  2. Convidados não locais: São aqueles que moram em outra cidade ou estado, quem sabe até outro país. Ou ainda, aqueles que mesmo morando na mesma cidade, por algum motivo possuem maior dificuldade no deslocamento. Para eles, é importante maior antecedência, um mínimo de 3 ou 4 meses.
  3. Convidados especiais: Obviamente, todos os convidados são especiais, mas há aqueles que para os noivos farão uma diferença enorme na história do seu casamento. Padrinhos, pais, ou outros que tenham um significado muito importante em sua história. Para eles, é importante maior antecedência, são prioridade. Nesse caso o recomendado é o mínimo de 6 meses.

Além da entrega do convite com a antecedência para cada categoria de convidados, é comum hoje em dia entregar com uma antecedência ainda maior o “save the date”, que em inglês significa, “salve a data”. Esse pode ser entregue em média 8 meses antes do casamento. O mesmo servirá para todos os convidados e pode inclusive ser feito online.

Alguns noivos inclusive, fazem um ensaio pre-wedding, e um mini clipe para o save the date, e o enviam através de um link para os convidados.

Agora se você terá um casamento em outra cidade, o chamado Destination Wedding, antecipe a entrega dos convites. Acrescente 3 meses em cada categoria. Assim dá tempo o convidado planejar a viagem.

Ainda ficou dúvida? Mande um e-mail para contato@jonasguimaraes.com que será um prazer lhe ajudar.

Comentários